25 novembro 2009

                  Perguntaram-me pela felicidade. Respondo: o que faz a diferença é se aquilo que fazemos como trabalho é feito por obrigação de profissão ou amor de vocação. Profissão e vocação são coisas diferentes. Qualquer pessoa, querendo, pode ter uma profissão, basta aprender. Profissão é coisa que se ensina e se aprende. Vocação é coisa completamente diferente. Não pode ser ensinada. Não se aprende. Nasce com a gente. Brota de dentro do corpo/alma, como fonte.
A palavra vem do verbo ''vocare'', que quer dizer ''chamar''. É uma voz interior que chama e indica uma direção a ser seguida. Se essa direção for seguida, é até possível que a pessoa venha a ter momentos de felicidade. Se não seguir a direção indicada, poderá ser rica e poderosa. Mas não poderá ser feliz. Seu vinho vira logo vinagre.

Fernando Pessoa escreveu esses versos assombrosos sobre o amor:

''Quando te vi amei-te já muito antes.
Tornei a achar-te quando te encontrei.
Nasci pra ti antes de haver o mundo...'' 

A experiência do amor é como a experiência do se reencontrar com uma imagem que já morava dentro da gente, desde muito antes. No reencontro, a alegria acontece. O mesmo é verdade da vocação. Ela nasce com a gente, misteriosamente. Ela é o nosso caso de amor com algo que se faz. Qual a diferença entre quem trabalha por profissão e quem trabalha por vocação? O primeiro trabalha pelo ganho; o segundo seria capaz de pagar para poder fazer o seu trabalho, o que lhe dar prazer. Trabalha como quem faz amor, como quem se brinca!
                                                                                                                                             Rubem Alves. 

Vocação pra mim é você fazer o que gosta com uma espontaneidade surpreendente... é você fazer aquilo que mais gosta com dedicação, disciplina e humildade!
E eu agradeço tanto a Deus por me conceder a graça de poder exercer a minha vocação juntamente com a minha profissão... ambas caminhando lado a lado... e com maravilhoso desempenho, tão nato que até eu me surpreendo!!! É ter paz e amor no coração!